A carreta do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso recebeu, em sua passagem pelo município de Nova Mutum, mais de 1,8 mil estudantes das escolas municipais e estaduais, entre os dias 30 de maio e 03 de junho. Foram realizados experimentos interativos, como a observação da Sala de tecnologia e Inovação e planetário digital com óculos de realidade virtual. Os participantes ainda foram convidados a conhecer mais sobre a ciência que cerca o cotidiano.
Foram comtemplados as escolas estadual militar Coronel Celso Henrique, escola estadual José Aparecido Ribeiro, escola municipal 4 de Julho, CMEBI Lúcia Faccio Tasca e escola municipal Caminhos do Saber. A programação contou ainda com a visita de estudantes do Centro Social Marton Lucca, escola estadual Padre Johannes Berthold Henning, escola estadual Rui Barbosa, e a escola estadual Virgilio Correa Filho. Ainda, cerca de outras 200 pessoas, entre professores, servidores e população, também puderam conhecer o espaço.
O circuito do MT Ciências também dispõe de experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma. Os visitantes puderam presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.
A ação é realizada em parceria entre as secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), secretaria municipal de Educação e Cultura e Desenvolvimento Econômico, integrando um dos principais pilares da Seciteci, que se traduz na popularização das ciências em todas as regiões do estado. De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Natanael Silva de Andrade, a passagem da carreta do MT Ciências proporciona vivências lúdicas e didáticas para estudantes e também à população geral.
“Possibilitamos uma vivência diferenciada, de forma lúdica e didática, uma vez que levamos à população escolar, e à comunidade, um despertar para a ciência por meio de vários experimentos científicos. Isso desperta no coração das crianças e adolescentes a motivação para aprender um pouco mais sobre ciência”, destacou.
Nas próximas semanas, a carreta passará pelos municípios de Juína, Lucas do Rio Verde e Araguaína. Toda a programação é divulgada previamente pelas redes sociais do MT Ciências.