Mais de 300 mil alunos da rede estadual e municipal de ensino realizarão nesta terça-feira a primeira fase da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática em Mato Grosso. A ação tem como objetivo estimular o estudo da Matemática entre estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da matéria e, ainda, detectar jovens talentos.
Em Nova Mutum estão participando 1.195 alunos da rede estadual e 848 alunos da rede municipal de ensino, totalizando 2.043 alunos. Esta primeira etapa é composta de questões objetivas e será realizada em horário normal de aula, nas escolas participantes. O resultado desta etapa será divulgado em outubro, e os 5% dos alunos com melhor classificação realizarão a segunda prova, marcada para o dia 18 de novembro.
Os estudantes vencedores receberão medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). A competição é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, em parceria com Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática.