A definição do processo de estadualização da faculdade Uninova deve ser dada quarta-feira, durante reunião no gabinete da vice-governadoria, em Cuiabá. A informação é do prefeito Lírio Lautenschlager, que participa do encontro junto com representantes do Legislativo e da faculdade. Trata-se do encontro do Grupo de Trabalho, formado em Nova Mutum, no mês de julho, com o objetivo de conduzir o processo.
Lírio reforçou que a estadualização já está definida e reforçou o que havia dito, há alguns dias, sobre o assunto. "Existiam duas possibilidades: a primeira era de a Uninova ser encampada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e outra de vir a ser assumida pela Academia Militar. Ambas ligadas à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec). A última opção é a mais provável e viável, pela disponibilidade de orçamento", falou.
O prefeito também enalteceu o apoio da esfera estadual no processo, lembrando o encontro para criação do Grupo de Trabalho, em julho. "Tivemos aqui a presença do governador em exercício, Chico Daltro, e do presidente da Assembléia Legislativa, José Riva, que assumiram compromisso público de buscar a estadualização da Uninova. E, isso tudo, com o aval do governador Silval Barbosa".
Em recente encontro, Lírio reafirmou o compromisso da administração com a estadualização. "Queremos ensino gratuito e de qualidade para nossos jovens", garantiu. O grupo é formado por representes da vice-governadoria, secretaria de estado de Ciência e Tecnologia, Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, Prefeitura de Nova Mutum, União do Ensino Superior de Nova Mutum – Uninova e Câmara Municipal de Vereadores.