A prefeitura firmou termo de fomento, avaliado em R$ 525 mil, com a Associação Cultural e Social de Nova Mutum, visando fortalecer as atividades pedagógicas e administrativas da escola de música Orquestra Jovem, na região central. Atualmente, o projeto social contempla mais de 400 adolescentes e crianças (na faixa etária mínima de até 6 anos).
São oferecidos, de forma gratuita, o ensino de diversos instrumentos de orquestra sinfônica, viola caipira, flauta doce, musicalização e coral. Também são feitos concertos e apresentações para a comunidade com a Orquestra Jovem (OJNM), Orquestra Infantojuvenil, Orquestra de Sopros, Orquestra de Cordas, Orquestra de Percussão, Orquestra de Viola Caipira e Núcleo de Vozes.
O investimento busca fortalecer o “ganho cultural, educacional, social e comunitário, garantindo a manutenção da unidade, aquisição de novos equipamentos e pagamento dos 17 profissionais. O ensino musical e desenvolvido durante o período de contraturno escolar da educação básica, de forma permanente e continuada”, conforme detalhado pela gestão.
Ainda é ofertado aos participantes todo o material de apoio didático, como apostilas, cadernos, partituras, uniformes, instrumentos musicais, bem como o monitoramento de seu desenvolvimento em planos de cursos e aulas regulares.