Resgatar valores relacionados a comportamento e mesmo de relacionamento familiar e social. Com este objetivo a Escola Municipal Cecília Meireles, localizada no Bairro Parque do Sol, em Nova Mutum, colocou em prática no mês de março deste ano o Projeto Resgatando Valores.
De acordo com a diretora da escola, Noêmia Gregori, o projeto é permanente e consiste em encontros quinzenais com os pais de alunos de turmas distintas. “Nessas ocasiões tratamos sobre pontos importantes no relacionamento entre pais e filhos e de como isso é bom para o desenvolvimento das crianças. Na verdade é uma troca de experiências, já que é na escola que os mesmos passam parte do dia, sobre responsabilidade dos professores”, disse.
Segundo a diretora, o comportamento dos alunos em sala de aula reflete claramente situações que são enfrentadas em casa. “O professor hoje está ciente de que tem autonomia para impor limites a alunos agressivos e que atrapalham o aprendizado da turma, mas não adianta só tirar tais crianças da sala ou estabelecer punições. Com o projeto estamos buscando trabalhar o problema na sua origem, ou seja, na família e os resultados estão sendo visíveis”, explicou ela.
Na palestra que será proferida pelo promotor de justiça Renee do Ó Souza, com início programado para as 19h na escola, será esclarecido aos participantes até que ponto os professores podem chegar com medidas de repreensão à alunos com mau comportamento e qual deve ser a atitude dos pais diante de tais situações, uma vez que também são responsáveis dentro do processo. A Escola Cecília Meireles atende 320 alunos divididos entre Educação Infantil e 4ª série, totalizando 10 turmas.