Desde ontem representantes do poder público e sociedade civil organizada debatem a criação e instalação do Conselho Municipal de Educação de Nova Mutum, organismo de participação e transparência na gestão dos recursos públicos destinados ao setor, bem como na condução dos rumos do ensino qualificando cada vez mais a rede pública.
No conselho a comunidade estará, por meio de seus representantes, participando e gerindo o sistema de educação. “Com a criação do Conselho (que é requisito da instituição do sistema municipal de educação), Nova Mutum garante o direito constitucional de gerar a educação”, observou o presidente do Conselho Estadual, Geraldo Grossi Júnior.
Na avaliação do dirigente, faz-se necessária a criação de uma nova cultura sobre os conselhos. “A primeira idéia vem no sentido de controle social. Mas no Brasil ainda se notam muitos apadrinhamentos. Ainda precisamos criar a cultura do controle social”, disse. Segundo Geraldo Grossi Júnior, o papel do conselheiro é auxiliar prefeitos e secretários para o aperfeiçoamento da gestão.
“O conselho vem para verificar se aquilo que está sendo feito é o que a comunidade deseja. Por isso é importante que a entidade seja constituída pela representatividade da sociedade e não seja um conselho chapa-branca (de apadrinhados)”, observa. A idéia, segundo ele, é que os membros tenham autonomia, inclusive para votar contra propostas mesmo se estas forem indicadas por quem o indicou.
O prefeito Lírio Lautenschlager participa do evento.