O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager (PMDB), e a diretora geral da Uninova, Cláudia Oro Ramos, confirmaram, há instantes, durante coletiva no gabinete do gestor, a realização de vestibular em maio em Nova Mutum. Serão 40 vagas para o curso de Administração/noturno, 40 para Engenharia Agronômica/noturno e 50 vagas para Ciências Contábeis/matutino, com provas programadas para o dia 20 de maio.
A realização do certame foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação e tem o aval do reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Adriano Aparecido da Silva. “Já está definido que a Uninova será um campus da Unemat a partir de 2013, de maneira que o próximo certame, no final deste ano, já será totalmente coordenado pela instituição estadual”, explicou a diretora.
Lírio disse que a decisão foi tomada após conversa com o reitor. “Em virtude do processo de transição, não foi realizado vestibular no início deste ano. Caso esperássemos até o final de 2012 para isso, o prejuízo social seria muito grande, tendo em vista o grande número de jovens que anseiam pelo ingresso no ensino superior no município”.
Desde janeiro, mediante parceria entre município e governo do Estado, os mais de 600 acadêmicos da instituição já não pagam mais mensalidades. O mesmo será válido para aqueles que ingressarão agora e “todos serão incorporados pela Unemat a partir do ano que vem”, reiterou o prefeito.
Apesar do processo já ser dentro dos moldes da Unemat, este tende a ser o último vestibular da instituição Uninova, com seleção através de provas objetivas e redação. Depois, a concorrência tende a aumentar, com a participação de candidatos de todo o Brasil, já que uma das vias de acesso são as notas do Enem.
As inscrições começam no dia 10 de abril e estendem-se até o dia 10 de maio. Elas serão feitas pelas internet e a taxa será no valor de R$ 90. O edital será disponibilizado, hoje à noite, no site da instituição (www.uninova.edu.br). “No mesmo constam todos os critérios da seleção, inclusive os passos para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Diante da já confirmada vinda da Unemat, acreditamos em uma disputa bastante acirrada”.