PUBLICIDADE

Nova Mutum avança na educação inclusiva com material em Braille para aluno com deficiência visual

PUBLICIDADE

A educação inclusiva em Nova Mutum avançou na acessibilidade na rede municipal. Agora o aluno cego Jaris Jesus Martinez do 4º ano do ensino fundamental da Escola 4 de Julho, que foi matriculado este ano, vindo da Venezuela, passa a contar com o apostila e material adaptado em Braille que faz parte do Sistema de Ensino adotado pelo Município. A impressão do material foi feita em parceria com o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies).

Antes de receber o material o aluno passou pelo processo de alfabetização em Braille para que pudesse utilizá-lo, pois a língua fluente dele é o espanhol e houve capacitação em Braille para todos os profissionais que atuam diretamente com o aluno, inclusive para a auxiliar-intérprete designada a ele. 

O uso do braille permitirá que o aluno cego tenha acesso ao conteúdo pedagógico de forma autônoma e eficaz, colocando a cidade como referência em práticas de educação inclusiva na região.

A secretária de Educação, Elena Maria Maass, explicou que o município tem investido fortemente na formação dos professores para lidar com alunos que necessitam de um atendimento educacional especializado. “Estamos capacitando nossos profissionais para que o atendimento seja completo, tanto no aspecto pedagógico quanto no humano. A inclusão é um compromisso que assumimos com toda a nossa rede”.

Nova Mutum contou com a parceria do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial do Estado de Mato Grosso (CASIES) da secretaria estadual de Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE