PUBLICIDADE

Nova Mutum antecipa em seis anos a meta do Ideb na qualidade educacional

PUBLICIDADE

Nova Mutum obteve um crescimento significativo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o Ministério da Educação, as escolas públicas municipais anteciparam a meta em seis anos. A projeção de 5.5 prevista para ano de 2015 foi praticamente atingida e a de 2013, na ordem de 5.2, foi superada ainda em 2009, com o índice médio de 5.3, acima da média do Estado, ou seja, da soma dos resultados obtidos por todos os municípios, que ficou com nota média de 4,9. Com esse desempenho, Nova Mutum passa a ser o quinto no ranking de qualidade de ensino no Estado de Mato Grosso.

O Ideb é aferido de dois em dois anos, tendo como base em prova aplicada aos estudantes da 4ª série ou 5º ano e 8ª série ou 9º ano, índice de evasão escolar (desistências) e investimentos realizados nas escolas para o desenvolvimento dos trabalhos, tanto no que diz respeito ao conhecimento quanto em materiais para o desenvolvimento das atividades. "Nova Mutum tem políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação. Estávamos ansiosos pelos resultados da avaliação que nos mostrou um crescimento significativo já que tínhamos previsto um índice de 4.6 e conseguimos 5.3", comemorou a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Laídes Baumann, durante coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje. Em 2005, o Ideb de Nova Mutum foi 4.2 e em 2007, elevou-se para 4.7.

Para o secretário de Municipal de Educação e Cultura, Aguinaldo Garrido, os avanços na qualidade da educação são naturais quando se tem a preocupação de implantar políticas públicas focadas no humano. "O apoio e a autonomia que nos é dada pelo prefeito Lírio é que nos permitem alcançar conquistas como essas no dia a dia", observa o secretário. A ações como à do ciclo de formação humana, cuja metodologia avançada permite a busca por uma didática cada vez melhor e mais qualificada, tendo efetivo reflexo no desenvolvimento do estudante, à gestão democrática implantada no ano passado, à formação continuada, à autonomia financeira, à valorização dos professores, por meio do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) aprovado este ano, pode ser atribuído o crescimento da nota do Ideb.

As projeções do Ideb para Nova Mutum, divulgadas pelo Ministério da Educação se estendem até o ano de 2021, quando o município deve atingir o índice de 6.3. Nesse intervalo as estimativas apontam notas de 5.0 em 2011, 5.2 em 2013, 5.5, em 2015, 5.8 em 2017 e 6.0 em 2019.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE