Foi firmada na sexta-feira, na abertura do ciclo de palestras da Expomutum, um protocolo de intenções para a construção dos laboratórios para o curso de técnico em alimentos da Uninova – União do Ensino Superior de Nova Mutum. O mesmo será resultado de uma parceria entre Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia – SICME, prefeitura, Uninova, e frigoríficos.
Osecretário Alexandre Furlan comprometeu-se na destinação de R$ 250 mil para aquisição de equipamentos pra o laboratório. Durante pronunciamento, Furlan destacou estar satisfeito por esta parceria. “Nova Mutum é um município onde os investimentos apresentam resultados”, disse.
Segundo o prefeito Adriano Pivetta, o curso de técnico em alimentos vai atender ao novo ciclo de desenvolvimento em que Nova Mutum está ingressando. “Com o crescimento industrial surge a necessidade de mão-de-obra preparada. O curso técnico em alimentos vai fazer justamente isso, ou seja, qualificar as pessoas, tanto de Nova Mutum como da região”, falou.
Na solenidade, a diretora da Fumesunm, Enide Azambuja Uggeri, explicou que o projeto para implantação do curso já está em andamento. “Ele está sendo avaliado por uma comissão que trata da aprovação de cursos profissionalizantes dentro do Conselho Estadual de Educação. Este tem prazo de 120 dias para fazer todas as avaliações e dar seu parecer”, explicou.
Os frigoríficos estão ampliando suas capacidades de produção e uma das principais dificuldades enfrentadas refere-se à pessoal qualificado. Estima-se que os técnicos formados em Nova Mutum sejam automaticamente absorvidos pela necessidade dessas indústrias, bem como outras unidades que estão se instalando no Estado.