A Polícia Militar concluiu, há poucos dias, curso intensivo, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com cerca de 500 alunos de três escolas municipais – Marton Lucca, Cora Coralina e Caminhos do Saber, durante o período letivo. O objetivo é contribuir na formação dos estudantes, alertando sobre os malefícios causados pelas drogas, atuando junto à comunidade escolar, o que inclui pais e professores, na prevenção da criminalidade e conscientização para uma vida mais saudável.
Ao mesmo tempo foi realizada a formação com pais e responsáveis dos alunos, no período noturno, abordando assuntos como a importância dos pais na vida dos seus filhos, uso de drogas, fatores de risco e fatores de proteção, estilo de paternidade mais eficiente e habilidades de comunicação.
Na formatura, os alunos fizeram o juramento do programa e receberam o certificado de conclusão. A proposta do programa é fortalecer a autoestima das crianças e jovens, mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência, sensibilizar as famílias para os valores morais e éticos e prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de drogas.
O vice-prefeito Alcindo Uggeri, o presidente da câmara municipal, José da Paixão, a secretária Municipal de Educação, Elena Maria Maass, a sargento responsável pelo programa, Ana Paula de Moraes Ramos, estiveram na solenidade. Alcindo analisou que é através de diálogos abertos, honestos e livres de julgamentos que podemos construir um ambiente seguro e acolhedor, onde os filhos se sintam à vontade para compartilhar suas experiências, medos e dúvidas.
“Quando se trata da importante relação entre pais e filhos, a boa comunicação se revela como um poderoso escudo protetor. É nessa troca de informações e sentimentos que encontramos a oportunidade de orientar, educar e fortalecer nossos jovens, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para tomar decisões conscientes e saudáveis” analisou, através da assessoria.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.