Após passar por algumas alterações, foi concluído nos últimos dias o projeto para construção de uma nova escola municipal em Sinop. A obra, que atenderá mais de 900 alunos, está estimada em aproximadamente R$ 700 mil e será construída no bairro Jardim Lisboa. É o que informou o secretário de Educação e Cultura, Hedvaldo Costa.
A nova escola terá 16 salas de aulas, com capacidade para 30 alunos cada, por turno, e poderá atender a demanda de alunos do bairro São Cristóvão. Só este ano a rede municipal teve um aumento de mais de mil novos alunos. Para atender a demanda, a prefeitura alugou 20 salas. A falta de salas de aulas é um problema enfrentado há alguns anos no município.
A previsão inicial era de que a nova escola fosse concluída até julho, mas depende da liberação dos recursos pela prefeitura e o término das chuvas, para que seja feito o aterro no terreno. O número de alunos atendidos pela rede atualmente é de aproximadamente 15 mil.
Também está sendo construído em Sinop o prédio da escola Estadual Edeli Mantovani, no bairro Jardim São Paulo. A escola já funciona no município desde agosto de 2004, no prédio da Escola Municipal União. Mas as obras da sede própria foram lançadas somente no mês de agosto do ano passado.
Com a sede própria, a escola vai aumentar a capacidade de alunos, que hoje atende somente 279 estudantes, entre 8ª série ao 3º ano do Ensino Médio, no período noturno. Serão construídas 24 salas de aulas, quadra poliesportiva, refeitório, biblioteca, dependências administrativas, entre outros. O terreno foi doado pelo município, e a obra está avaliada em R$ 1,7 milhões.