A prefeitura de Santa Carmem tem interesse em agilizar o início da construção e estruturação a Unidade de Pesquisa e Extensão em Ciências agrárias da UFMT na cidade, ligada ao campus de Sinop. O secretário de Finanças, José Carlos Pessoa, disse ao Só Notícias, que, com a indicação de R$ 20 milhões em verbas conjuntas da bancada federal, começa agora a busca de apoio para ser liberada. “Vamos, agoram somar forças junto aos líderes políticos, deputados federais Nilson Leitão (PSDB) e Júlio Campos (DEM), além do senador Jayme Campos (DEM)”. O pró-reitor da UFMT, Marco Antonio Araújo Pinto, já sinalizou que a intenção também é começar os trabalhos este ano.
O secretário afirmou que a construção do campus vai impactar na economia local, gerando empregos na fase de construção e também com mais estudantes em Carmem. “Vai mexer com a economia, além claro, também gerar conhecimento, já que vários laboratórios vão ser construídos. É uma obra muito aguardada”, disse o secretário.
Conforme Só Notícias já informou, a pedra fundamental foi lançada pelo governador Silval Barbosa em agosto de 2012. As negociações para a implantação começaram em 2009. A Colonizadora Sinop fez a doação da área, que vai servir como apoio para as aulas práticas dos cursos de zootecnia, agronomia, medicina veterinária, biologia e engenharia agrícola.
A agropecuária é responsável por grande para do Produto Interno Bruto (PIB) em Santa Carmem, que tem 4,5 mil habitantes.