As obras na escola estadual de Nova Canaã do Norte (cerca de 200 km de Sinop) estão em ritmo acelerado segundo o diretor da unidade, Cláudio da Silva Mendonça, e a projeção na entrega é de um ano. “A Seduc [Secretaria Estadual de Educação] está reformando a escola com investimentos de R$ 2 milhões. Os trabalhos estão sendo feitos há um mês”, explicou, ao Só Notícias.
A escola foi interditada no final de agosto, pelo Corpo de Bombeiros de Colíder, devido problemas na estrutura física e por oferecer riscos para cerca de 1,2 mil alunos. A Seduc aguardou o parecer da assessoria jurídica para desenvolver os trabalhos sem a necessidade de licitação, devido urgência. Parte dos alunos ainda estão estudando em seis locais espalhados no município. No entanto, de acordo com Cláudio, em 15 dias voltarão ter as aulas dentro da unidade escolar, onde estão sendo construídas dez salas provisórias.
Conforme Só Notícias informou, as aulas foram suspensas após o Corpo de Bombeiros constatar materiais desgastados, a exemplo das “tesouras” para sustentar o telhado que estavam sendo consumidas por cupins, paredes rachadas e problemas na fiação elétrica.
A projeção feita pela Seduc para as obras é que todo teto da escola seja refeito, com colocação de cobertura e estrutura metálica, com telhas isotérmicas, além de instalações elétricas, climatização, banheiros, acessibilidade.