O prefeito de Santa Carmem, Alessandro Nicoli, sancionou, hoje, lei autorizando o recebimento de uma área com 14 hectares, doada por uma empresa de Sinop. Ela integra outra área, totalizando 100 hectares, aprovados pelos vereadores em dezembro passado, para serem doados a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). No local é prevista a construção de um centro experimental ligado ao campus de Sinop.
Alessandro explicou, ao Só Notícias, que na aprovação dos legisladores, nem toda área era da prefeitura. “Como a UFMT, um órgão público, não pode receber doação diretamente de empresa privada, a área foi doada para a prefeitura e depois será repassada a ela”. No centro a ser construído deve ser desempenhadas aulas práticas. “A UFMT deve começar mexer nos próximos meses”, acrescentou.
No campus devem ser desenvolvidas inicialmente, atividades experimentais dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Antes de aprovarem o projeto, os legisladores conheceram o campus que funciona em Santo Antônio de Leverger, a estrutura para pesquisa nos segmentos da agricultura e pecuária, saindo satisfeitos. A agropecuária responde por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB), em Santa Carmem.
Além dos cursos em que as atividades experimentais deve ser feitas inicialmente, são oferecidos no campus sinopense Engenharia Florestal, Farmácia, e licenciatura em Ciências Naturais e Matemática com habilitação em Física, Química e Matemática. São cerca de 170 professores concursados e 3 mil acadêmicos estimados.