O pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso em Sinop, Marco Antônio Araújo Pinto, explicou esta tarde, ao Só Notícias, que as obras do fazenda experimental no município de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop) devem iniciar possivelmente no primeiro trimestre de 2014. Ainda é esperada aprovação orçamentária, em Cuiabá.
“Alguns orçamentos já foram aprovados, outros estão sendo analisados. Porém, saberemos se existe algo destinado para a fazenda apenas após o dia 15 (deste mês). Estamos no aguardo de uma emenda do deputado federal Nilson Leitão (PSDB), no valor de R$ 2,5 milhões, compromisso firmado com a universidade, e que será destinada para parte da obra”, detalhou.
A fazenda experimental será usada pelos acadêmicos de agronomia, engenharia florestal, veterinária e demais cursos fazerem aulas práticas.
O prefeito Alessandro Nicoli (PSD) disse que o centro de pesquisa fortalecerá o município em vários aspectos e setores, como na Educação. Ele acredita que as pesquisas nas áreas florestal, pecuária, agrícola também ajudarão os produtores de Carmem e região. Ao mesmo tempo, ajudará no desenvolvimento da economia, pois o campus deve atrair em torno de 2,5 mil estudantes de várias cidades do pais, além de dar emprego a centenas de profissionais.
Conforme Só Notícias já informou, a pedra fundamental da obra foi lançada pelo governador Silval Barbosa em agosto passado. As negociações para a implantação começaram em 2009. A Colonizadora Sinop e a prefeitura fizeram a doação da área.
A agropecuária é responsável por grande para do Produto Interno Bruto (PIB) em Santa Carmem, que tem 4,5 mil habitantes.