O período de inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) encerra na quinta-feira (19). O Ministério da Educação registrou, até ontem, 17,3 mil candidatos a uma bolsa de estudos em Mato Grosso, onde estão sendo ofertadas apenas 3,3 mil (entre parcial e integral).
No país, já foram contabilizadas 848,2 mil inscrições. Os estados com maior número de inscrições até o primeiro levantamento foram São Paulo, com 181.699; Minas Gerais, com 96.196; Rio de Janeiro, com 59.560; Bahia, com 58.123 e Rio Grande do Sul, com 56.620.
Das bolsas ofertadas em Mato Grosso, 1,7 mil são integrais e 1,6 mil parciais para este semestre. No país, somam 195 mil para universitários de instituições de ensino privadas. Os candidatos podem escolher até duas opções de curso e de instituição. A primeira chamada deve ser publicada em 22 deste mês e, a segunda, dia 7 de fevereiro.
Ao término das duas chamadas, os candidatos que não ficaram na pré-seleção ou aqueles que foram chamados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse (entre os dias 22 e 24 de fevereiro) em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não distribuídas. Após o referido prazo, serão realizadas duas convocações: em 27 de fevereiro e em 9 de março.
Conforme Só Notícias informou, para concorrer a bolsa integral, o interessado deve ter renda familiar (por pessoa) de até um salário mínimo e meio (R$ 933 a partir de 1º de janeiro). Já as parciais serão destinadas a candidatos com renda de até três salários mínimos (R$ 1.866), por pessoa. Nos dois casos, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011), obtendo no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, além do candidato ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.