O governador Blairo Maggi lançou, esta tarde, a edição deste ano do MT Pré-Vestibular, o cursinho preparatório para o vestibular do governo do Estado, voltado para pessoas de baixa renda de todas as regiões do Estado, na sala de conferência do Palácio Paiaguás. É o terceiro ano de funcionamento e as vagas aumentaram de 10 mil para 14, 5 mil, em 71 municípios de Mato Grosso. Em 2009 foram 25 municípios com salas de aulas.
"A maior parte dos 10 mil alunos que tivemos em 2009 é de baixa renda e que a renda familiar total não ultrapassa quatro salários mínimos, com isso está comprovada a finalidade social do MT Pré-Vestibular. Essa é a oportunidade que centenas de pessoas esperavam para mudar de vida e ingressarem na universidade. A expectativa é que para a edição 2010, o número de inscritos supere 50 mil", disse o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro.
O curso cujo investimento previsto para 2010 por parte do governo do Estado é de R$ 7 milhões, será realizado por meio de aulas presenciais, de teleaulas – transmitidas simultaneamente e exibidas em telões para os municípios atendidos – e de plantões on-line para sanar qualquer tipo de dúvida que o aluno possa ter.
Os interessados em frequentar as aulas do MT Pré-Vestibular podem se inscrever por meio do site secitec.mt.gov.br até o dia 31 de março. A prova para seleção dos alunos será no dia 11 de abril. Não há limite de idade e nem de renda para participar. Daltro adiantou que as aulas vão começar no dia 19 abril.
O governador Blairo disse aos presentes que na opinião dele, o fator mais importante do MT Pré-Vestibular é o de poder ajudar os jovens e adultos mais carentes, a terem uma vida melhor por meio da educação. "O MT Pré-Vestibular é experiência interessante que cria novas oportunidades e alternativas para as pessoas darem um salto na vida delas ao ingressarem na universidade", disse.
Acompanharam a solenidade os secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, o de Educação, Ságuas Moraes, e o extraordinário de Acompanhamento às Políticas Ambientais, Vicente Falcão. Além deles o presidente da União Moradores de Bairros da Capital (Ucamb), Édio Martins, bem como dezenas de presidentes de bairros e lideranças comunitárias, participaram da solenidade.