PUBLICIDADE

MT está acima da média quanto a leitura de livros de bibliotecas públicas

PUBLICIDADE

Na média, a maior parte das bibliotecas do Centro-Oeste tem acervo entre 2 mil e 5 mil volumes (39%), aponta o censo feito recentemente sobre bibliotecas públicas. Nas demais faixas: até 2 mil volumes (17%), entre 5 mil e 10 mil (25%) e mais de 10 mil (19%). O Distrito Federal tem o maior acervo da região: 50% das BPMs têm mais de 10 mil volumes. É o segundo maior do país, atrás apenas de São Paulo (51%). O acervo da maioria das BPMs da região é constituído por doação (84%).

Os frequentadores das BPMs no Centro-Oeste retiram em média 157/mês – pouco mais da metade da média nacional (296/mês), à frente apenas do Nordeste (118/mês) e Norte (90/mês). No Sudeste são 421/mês e no Sul são 351/mês. Distrito Federal tem o segundo maior índice nacional de empréstimos (559/mês). Em Goiás são 121,5/mês, em Mato Grosso são 153/mês e em Mato Grosso do Sul são 177/mês.

Deficientes
Apenas 3% das BPMs oferecem serviços para deficientes visuais (audiolivros, livros em Braille), índice inferior ao nacional (9%). No caso dos serviços especializados para surdos-mudos, deficientes mentais ou físicos, o índice sobe para 4%, enquanto a média nacional é 6%.

Funcionamento
À noite, apenas 21% das BPMs estão abertas, índice abaixo do nacional (24%). A grande maioria dos estabelecimentos funciona de dia, de segunda à
sexta (99%), percentual igual ao nacional. Mas a pesquisa mostrou também que 13% abrem aos sábados – acima da média do país (12%) – e nenhuma aos domingos.

O Distrito Federal supera a média regional: 55% funcionam aos sábados e 5% aos domingos – é o melhor índice nacional. O DF é o 4º no ranking brasileiro com BPMs abertas à noite (55%).

Internet
Na região, nem metade das bibliotecas tem internet (45%), índice igual à média nacional (45%). Em apenas 35% das BPMs os usuários têm acesso à rede, número superior à média brasileira (29%). O Distrito Federal é unidade federativa com mais estabelecimentos, no país, que dão acesso à rede a seus usuários (80%). Mato Grosso do Sul é o terceiro no ranking nacional (49%).

Funcionários
O levantamento mostra que 82% dos dirigentes das bibliotecas são mulheres – índice inferior ao nacional (84%). A maioria dos dirigentes tem nível superior (61%), média acima da brasileira (57%). As BPMs têm 3,5 funcionários- abaixo da média nacional (4,2). O Distrito Federal é a 2ª unidade da federação, no quesito escolaridade (75% têm nível superior) e a 1ª em média de funcionários do país (8,1), informa o Ministério da Cultura.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE