O Ministério Público do Estado (MPE) convocou o governo e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso para uma reunião na segunda-feira (14), às 14h, em Cuiabá. O local do encontro ainda não foi definido. A direção do Sintep/MT avalia como positiva a proposta da instituição de colocar frente à frente representantes do governo e trabalhadores para buscar a possibilidade de se chegar a um entendimento sobre a pauta de reivindicações e a suspensão da paralisação.
O Sintep/MT reafirma que todas as iniciativas que promovam o diálogo entre o governo e o sindicato da categoria, no sentido de superação do impasse nas negociações são válidas. Será o momento do sindicato reafirmar as questões constitucionais que não são cumpridas à risca pelo governo e que retiram volumes significativos de recursos da educação. Recursos estes, que já seriam suficientes para atender todos os pontos reivindicados para que a greve seja suspensa.
A greve da rede estadual de ensino já dura 60 dias. Conforme Só Notícias já informou, o movimento iniciou para reivindicar reajuste salarial de 10,41%; política que vise dobrar o poder de compra dos educadores em até sete anos; realização imediata de concurso público; chamamento dos classificados do último concurso; garantia da hora-atividade para interinos; melhoria na infraestrutura das escolas; aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição Estadual; autonomia da Seduc nos recursos devidos na área.
Os profissionais querem reajuste salarial para este ano. Porém, o governo propôs 5% acima da inflação a partir do ano que vem, seguido de 6% em maio de 2015, e até 2016, 7,96%.