PUBLICIDADE

Ministro Gilmar Mendes participa de aula de mestrado em Direito da Unemat

PUBLICIDADE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, participou da cerimônia que marcou o início das aulas do mestrado interinstitucional (Minter) em Direito, possibilitado por parceria entre Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Federal do Pará (UFPA). A aula inaugural ocorreu, hoje, no auditório da Cidade Universitária, em Cáceres.

O programa desenvolverá pesquisas em quatro linhas: Constitucionalismo, democracia e direitos humanos, Direitos humanos e inclusão social, Direitos humanos e meio ambiente e Intervenção penal, segurança pública e direitos humanos. O ministro Gilmar Mendes, destacou que a pesquisa é fundamental em qualquer área, sobretudo no Direito. "O campo jurídico não está alheio ao desenvolvimento tecnológico. Novas áreas estão surgindo, o que requer investigação e, muitas vezes, um tratamento internacional e global. Questões, como por exemplo, criminalidade eletrônica e pedofilia na rede".

O mestrado em associação visa a qualificação dos recursos humanos da Unemat e atende 15 profissionais, entre professores e técnicos administrativos. "Queremos diminuir as assimetrias entre as áreas de conhecimento da universidade. Queremos uma Unemat forte e consolidada em todos os aspectos e isso passa pela qualificação do nosso quadro docente e técnico", pontuou o reitor Adriano Silva. O reitor explica que na universidade há áreas que possuem seu quadro docente altamente qualificado, como as áreas da Linguagem, Ciências Agrárias e Biológicas e outras com um número menor de professores com títulos de mestres e doutores.

Essa realidade não é percebida somente na Universidade do Estado de Mato Grosso. "No Estado, temos aproximadamente 1.000 doutores e 800 mestres em atuação nas diferentes instituições. Mas ainda existem grandes diferenças entre regiões e áreas do conhecimento. É uma política federal estimular associação com universidades de excelência para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação", explicou a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Áurea Regina Ignácio.

O coordenador do programa junto à instituição associada, Marcus Alan de Melo Gomes, afirmou que o Minter fortalece as duas instituições envolvidas. "Para nós, representa uma etapa da solidificação e amadurecimento da nossa experiência na pós-graduação".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE