PUBLICIDADE

Ministério revalida 60 cursos superiores em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Sessenta cursos de nível superior em Mato Grosso tiveram reconhecimento renovado pelo Ministério da Educação. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é a instituição que mais apresentou graduações, tendo 25 cursos renovados pelo MEC. Em sequência está o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), que obteve a renovação de 11 graduações. As demais formações compreendem instituições de Cuiabá, Sinop, Tangará da Serra, Sorriso, Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara. A renovação foi publicada no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (27).

Nacionalmente, 4,3 mil cursos também obtiveram o reconhecimento renovado, que também figura como requisito para validade dos diplomas emitidos. A revalorização é feita a cada 3 anos e tem como base o ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para alcançar a renovação, o MEC considera os resultados obtidos no processo avaliativo conhecido como Conceito Preliminar de Curso (CPC). Para que as instituições permaneçam com as formações em andamento é necessário que o resultado seja igual ou superior a 3 pontos.

As graduações que têm média entre 1 ou 2 pontos no CPC são fiscalizadas e podem ser descredenciadas. As notas do CPC variam de 1 a 5. Em Mato Grosso, entre os cursos que foram renovados estão graduações de Educação Física, Pedagogia, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção, Sistema de Informação, entre outras.

Além da renovação, as instituições tem prazo de até 60 dias para embargar as informações publicadas pelo Ministério da Educação sobre o número de vagas, endereço de oferta, denominação e grau do curso. Estes dados são necessário para que o MEC atualize o banco de dados sobre as graduações do país. Caso as instituições não encaminhem os dados até o prazo mencionado, as informações serão automaticamente renovadas, de acordo com os últimos dados do MEC sobre os cursos de graduação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE