O Ministério da Educação descredenciou 17 polos de ensino a distância instalados em Mato Grosso e ofertados pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), cuja sede é no Rio Grande do Sul. Com a decisão, a universidade terá até o dia 31 de dezembro para encerrar as atividades nestas unidades.
Os polos a serem fechadas no Estado estão localizadas em Água Boa, Aripuanã, Barra do Garças, Barra do Bugres, Campo Verde, Conquista D”Oeste, Cuiabá, Figueirópolis D”Oeste, Jaciara, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. No país, ao todo, serão 198 polos.
O descredenciamento atende o pedido da instituição, que alegou plano de reestruturação para enfrentar dificuldades financeiras, segundo assessoria. De acordo com a portaria publicada em Diário Oficial da União, a instituição tem 15 dias para encaminhar ao ministério uma lista dos estudantes que estão vinculados aos polos que serão fechados, com informações sobre o semestre e a graduação cursada.
Os alunos assistidos por esses polos deverão, ainda, ser transferidos para as 81 unidades restantes ou para instituições de ensino superior credenciadas pelo ministério.