O Ministério da Educação (MEC) aprovou as quatro estruturas de prédios em Sinop, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Diamantino para instalação campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). As estruturas das escolas técnicas, que servirão de campi provisórios, foi inspecionada entre o final de dezembro e o início deste mês. A informação foi confirmada, esta manhã, pela assessoria de imprensa do instituto ao Só Notícias. O próximo passo é a conclusão do processo de doação dos locais, por parte do governo de Mato Grosso, uma vez que os locais vistoriados são prédios onde funcionam escolas técnicas estaduais.
Apesar de todos os processos estarem em andamento, ainda não foi divulgada a estimativa de quando o instituto começará a funcionar ministrando aulas. O número de vagas e os cursos oferecidos vão ser definidos para cada cidade. O IFMT é uma instituição de ensino superior, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, de forma gratuita, e tem dezenas de cursos, dentre eles bacharelado em Agronomia, Engenharia da Computação, Secretariado Executivo, Zootecnia, Engenharia de Alimentos.
Em Sinop, "a prefeitura se comprometeu a disponibilizar imóvel com cerca de 1.200 m² de área construída para funcionamento provisório do IFMT em Sinop, até que a doação de um prédio definitivo seja concluída ou um terreno seja doado para a construção de um prédio para o campus avançado”, afirmou a assessoria. O espaço pode ser o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Ceprotec), que funciona na avenida das Sibipirunas esquina com Flamboyants.
De acordo com o IFMT, Tangará e Diamantino os processos de doações de imóveis estão concluídos.
No Nortão, o IFMT tem campus em Sorriso e as obras da sede própria estão em andamento com investimentos de R$ 8,2 milhões.