Com a realização do concurso público da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o campus de Sinop receberá 58 professores efetivos. Porém, cerca de 20% do quadro docente da Uemat de Sinop ainda será composto por professores interinos.
Atualmente, este número é bem maior, segundo o coordenador de Recursos Humanos da Unemat, professor Fiorrelo Picoli. 70% do quadro de professores não são concursados. São 100 interinos e 40 efetivados. Quadro que será invertido após o concurso.
O professor explica que era esperado efetivar todo o quadro docente da Universidade depois deste concurso, mas que o Governo Federal diminuiu o número de vagas oferecidas, que inicialmente seria de 600 e caiu para 427.
Fiorrelo também lembra que os professores destinados ao campus de Sinop atuarão em vários os cursos, menos no de Engenharia Civil, que foi aberto este semestre e não pôde ser incluído a tempo neste concurso.
O concurso público teve início ontem com a primeira fase que foi a prova escrita. Amanhã acontece a segunda fase, a prova de desempenho e na quinta a última fase que será a prova de títulos. Ao todo foram mais de 3.200 candidatos inscritos para as provas. Selecionará ao todo 427 professores, que serão distribuídos entre os campi de todo o Estado.