PUBLICIDADE

Merenda escolar tem alimentos tradicionais produzidos por indígenas em cidade no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: divulgação)

Duas escolas do território Apiaká-Kayabi, de Juara (283 km de Sinop), terão merenda escolar com alimentos produzidos pelos próprios indígenas. As vendas pelas comunidades já estão liberadas a partir deste ano letivo, iniciado na última segunda-feira. O edital destinado aos povos da região, lançado em dezembro do ano passado, garantiu R$ 36 mil em compras anualmente, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNAE) destinadas à produção indígena.

A iniciativa teve articulação da Diretoria Regional de Educação (DRE), de Juína, da secretaria de Estado de Educação, dos diretores das escolas indígenas e do Instituto Centro de Vida (ICV), por meio do “Projeto Assobio”, que busca fortalecer a economia baseada na floresta. De acordo com o ICV, a construção foi coletiva e teve capacitação de grupos de mulheres indígenas para elaboração dos projetos de venda e documentação necessária.

Alimentos como abacaxi, açaí, banana-da-terra, farinha de mandioca, castanha-do-Brasil e peixes regionais farão parte do cardápio, dependendo da disponibilidade de produtos nas comunidades. A assessoria do órgão ainda afirma que o cardápio anterior era convencional, com produtos que vinham em sua totalidade de fora dos territórios e, muitas vezes, não representavam a preferência alimentar das crianças indígenas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio causa estragos em residência no Mato Grosso

A equipe do Corpo de Bombeiros combateu um incêndio,...

Homem é hospitalizado em Nova Mutum após acidente entre caminhão e carreta em Trivelato

O acidente envolvendo um Mercedes-Benz L1111 vermelho e carreta...

Sorriso: prefeitura lança IPTU com 20% de desconto para pagamento em cota única

Foi publicado decreto, hoje, com o lançamento do Imposto...
PUBLICIDADE