Duas escolas do território Apiaká-Kayabi, de Juara (283 km de Sinop), terão merenda escolar com alimentos produzidos pelos próprios indígenas. As vendas pelas comunidades já estão liberadas a partir deste ano letivo, iniciado na última segunda-feira. O edital destinado aos povos da região, lançado em dezembro do ano passado, garantiu R$ 36 mil em compras anualmente, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNAE) destinadas à produção indígena.
A iniciativa teve articulação da Diretoria Regional de Educação (DRE), de Juína, da secretaria de Estado de Educação, dos diretores das escolas indígenas e do Instituto Centro de Vida (ICV), por meio do “Projeto Assobio”, que busca fortalecer a economia baseada na floresta. De acordo com o ICV, a construção foi coletiva e teve capacitação de grupos de mulheres indígenas para elaboração dos projetos de venda e documentação necessária.
Alimentos como abacaxi, açaí, banana-da-terra, farinha de mandioca, castanha-do-Brasil e peixes regionais farão parte do cardápio, dependendo da disponibilidade de produtos nas comunidades. A assessoria do órgão ainda afirma que o cardápio anterior era convencional, com produtos que vinham em sua totalidade de fora dos territórios e, muitas vezes, não representavam a preferência alimentar das crianças indígenas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.