As matrículas nas escolas estaduais iniciam, pela internet, na próxima segunda-feira (4) e a secretaria Estadual de Educação disponibilizará em sua sede terminais de computadores e apoio para os pais que não tem acesso e podem comparecer à nova sede da Seduc, onde anteriormente funcionava a Sinfra.
“Os pais que têm dificuldades em acessar o computador terão suporte dos técnicos que darão toda a orientação de como completar as matrículas”, destaca a superintendente de Relacionamento Escolar da Seduc, Alcimária Ataídes Costa.
As matrículas web, bem como o cadastro de usuário, devem ser realizados no site seduc.mt.gov.br . Com o cadastro feito, o pai ou responsável recebe um login e uma senha. Mas a Seduc recomenda que essa etapa seja concluída o quanto antes, para ganhar em agilidade.
O processo de matrícula web ocorrerá, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet.
Algumas escolas regulares, especializadas, do campo, quilombolas, indígenas e Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) não participam da matricula web.
Cadastro do usuário
Antes de solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site www.seduc.mt.gov.br. O cadastro é a primeira fase do processo para as matrículas web de alunos novos nas escolas estaduais. Ao fazer o cadastro, o sistema gerará o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para fazer a matrícula.
Solicitação e confirmação
A 2ª etapa, após o cadastro, compreende dois momentos simultâneos que é a solicitação de matrícula web, sendo que, ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas. A segunda fase é a confirmação da solicitação de matrícula web, que será na unidade escolar, com data e horário de atendimento constante na ficha de solicitação. A matrícula só será efetivada quando validada pela unidade escolar.
O horário de atendimento para confirmação da matrícula nas escolas que atendem nos três turnos será das 7h às 19h e nas que atendem dois turnos, das 7h às 18h30.
O aluno maior de idade ou o pai e responsável pelo aluno menor de idade deverão comparecer na unidade escolar de opção para confirmação da matrícula, munidos dos documentos exigidos na portaria.