Nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) da rede estadual de ensino o sistema de matrícula ocorrerá de forma tradicional. Os interessados devem procurar uma das 24 unidades, disponibilizadas em 22 municípios, com os documentos necessários. O período de matrícula será de 12 a 22 de janeiro.
São ofertadas cerca de 20 mil vagas, distribuídas entre o Ensino Fundamental e Médio para pessoas a partir dos 15 anos e o Ensino Médio a partir dos 18 anos, ambos para conclusão em dois anos.
A matrícula dos alunos será efetuada conforme situação do histórico escolar em curso, podendo optar pelas formas de atendimento. Sendo: alunos por disciplina, em que não é necessário ir todo dia à escola; carga horária/etapa, que atende o aluno que já tem uma quantidade de horas na escola regular e, portanto, necessita pagar (estudar) as horas que faltam; e trimestral que é por área de conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).
Alguns Cejas também disponibilizam a educação especial, com professor capacitado para atender portadores de baixa ou sem visão (cegos) e intérpretes para o público surdo e mudo.
Cuiabá conta com três Centros de Educação de Jovens e Adultos. Os demais estão situados nos municípios: Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Confresa, Diamantino, Jaciara, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.