Escolas da rede municipal fazem a partir de hoje, até sexta-feira, as matrículas para novos alunos. Os horários de atendimento serão definidos por cada uma das 17 instituições. A coordenadora de Educação, Tania Aparecida Nunes Ribeiro, orienta que devem ser apresentados cópia do registro de nascimento da criança, declaração escolar, e, quando possível, a transferência da escola em que estudava.
Além das 17 escolas, a Secretaria de Educação deve, como em outros anos, alugar novas salas para atender a demanda. Em 2006 a rede teve um aumento de aproximadamente 10% no número de estudantes, atendendo cerca de 15 mil alunos, e espera repetir o índice este ano. “Tivemos um crescimento aproximado de 10% nos últimos anos e acreditamos que se repita”, disse a coordenadora.
Ela também destacou que as matrículas são feitas por zoneamento, nas escolas mais próximas da casa da criaça. “Se não consegue vaga, será encaminhado para a segunda escola mais próxima. Assim evitamos transporte, ausência do aluno e diminui os índices de evasão e reprovação”, acrescentou.
Quem não conseguir efetuar a matrícula neste período poderá procurar as escolas a partir de segunda-feira, mas a coordenadora pede que seja feita o mais rápido possível, para que a secretaria possa estruturar para início do ano letivo, em fevereiro.