PUBLICIDADE

Mato Grosso terá Centro de Recursos para Língua Espanhola

PUBLICIDADE

Com o objetivo de dar continuidade ao convênio firmado em 2004, entre o Governo do Estado e a Embaixada da Espanha no Brasil, a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, reuniu-se hoje com o governador Blairo Maggi em seu gabinete acompanhada do Adido Cultural da Embaixada, conselheiro de Educação, Jesús Martin Cordeiro, do professor de Espanhol, Juan Fernandez e da secretária-adjunta de Educação, Marta Darsie.

Segundo Ana Carla, Mato Grosso foi primeiro estado brasileiro a assinar o termo de cooperação em 2004 para o ensino da língua espanhola dirigido a professores da rede pública estadual. “Dentro do programa de Educação Continuada nós já formamos 180 professores da rede, pois estamos implantando a língua espanhola desde aquela época, antes mesmo de ser obrigatório o seu ensino conforme a Lei de nº 11.161/05, que obriga as escolas do Ensino Médio a ofertar a disciplina de Língua Espanhola, sancionada em agosto do ano passado”, destacou Ana Carla.

Ela observou que o encontro com o governador, desta vez, marca o início da segunda etapa da parceria com uma proposta mais ousada de transformar Mato Grosso num pólo de referência do ensino de Espanhol da região Centro-Oeste. “Mais uma vez somos pioneiros, pois vamos implantar aqui um Centro de Recursos destinado a atender professores não só de Mato Grosso, mas de todo o país. Um centro com materiais, microcomputadores, biblioteca e outros recursos didático-pedagógicos necessários”, revelou.

De acordo com a secretária, a previsão é de que o centro seja inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano. Ana Carla informou também que a Embaixada da Espanha se responsabilizará pelas instalações físicas do Centro de Recursos e o Estado oferecerá o local. “Já oferecemos o espaço físico disponível no local onde funciona o Conselho Estadual de Educação. Devo ir ainda esta semana com uma equipe de engenheiros ao prédio para que eles conheçam melhor o local”, afirmou.

O adido cultural Jesús Martin Cordeiro afirmou que as expectativas em relação à instalação do Centro de Recursos são muito boas, já que a parceria vem dando certo desde o início. Para ele, a instalação do centro é um projeto mais ambicioso, que deve servir como modelo para o Brasil. O conselheiro apresentou ao governador o professor Juan Fernandez, que será o coordenador do Centro de Recursos.

Ele atualmente reside em Portugal, porém vai se mudar para Mato Grosso onde passará um ano e será o responsável pelo Centro de Recursos. “Nós vamos oferecer materiais didáticos, biblioteca e outros recursos para os professores da rede pública estadual e também para estudantes de institutos educativos que oferecem a Língua Espanhola”, observou Juan Fernandez.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE