Mato Grosso apresenta a terceira maior taxa de frequência de alunos do ensino médio (1º ao 3º anos) nas escolas de ensino público no país, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com 60,9%. Em primeiro aparece o Distrito Federal (68,8%) e Goiás (64,1%). Os menores índices estão centrados em Rondônia (31,6%) e Acre (33,3%).
A taxa de frequência também é positiva no ensino fundamental, com Mato Grosso atingindo 90,9%. Porém, neste “ranking” o Estado aparece em 12º. Mato Grosso do Sul lidera com 94,4%. Os menores índices estão no Pará (87,2%) e nos Estados do Nordeste. A pesquisa leva em consideração dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.
O estudo aponta que as taxas são positivas e que o país tem avançado em direção à universalização do acesso, porém, problemas tradicionais da educação pública permanecem grandes. As taxas de frequência de ensino fundamental evidenciam as diferenças regionais. O problema é mais grave em alguns estados do Nordeste, onde a taxa de abandono no referido ensino está acima de 10%.
Por outro lado, o abandono é consideravelmente menor no Sul e no Sudeste. Apesar de manterem um padrão regional semelhante as do ensino fundamental, as elevadas taxas de abandono do ensino médio novamente atestam as dificuldades de manter os jovens na escola. Entre as principais causas estão os altos números de reprovação no ensino fundamental.
O mesmo estudo aponta que, até 2008, Mato Grosso tinha mais de 2 mil escolas públicas de ensino fundamental e, 415 de ensino médio em atividades.