sábado, 21/setembro/2024
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Mato Grosso tem 25% da população matriculada em escolas

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Mato Grosso tem 763.437 mil pessoas matriculadas em escolas, segundo os dados do Censo Escolar 2010, divulgados nessa segunda-feira, pelo Governo Federal. O total representa 25% da população do Estado, atualmente superior a pouco mais de três milhões de habitantes. Os números do Ministério da Educação abrangem desde a educação infantil (pré-escola e creches), ensino fundamental, médio, passando também pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O maior número de estudantes pertence ao Ensino Fundamental. Ao todo, são 440.559 mil divididos entre os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6ª ao 9º ano). Já o Ensino Médio conta com pouco mais de 130,4 mil matriculados em instituições de ensino regular. Na Educação Infantil o Governo Federal concluiu que há 30.06 mil crianças em creches e 63.672 mil cursando a pré-escola.

Em relação à Educação de Jovens e Adultos são 62.124 mil pessoas vinculadas ao Ensino Fundamental e outras 36.617 mil no Ensino Médio. Na capital mato-grossense Cuiabá, o número de matriculados divide-se em 15.338 para a Educação Infantil, 31.328 no Ensino Fundamental séries iniciais, 28.442 para as séries finais, outros 18.827 mil no Ensino Médio, além de 17.478 mil na Educação de Jovens e Adultos.

No Brasil, segundo o Censo, são 42,9 milhões de matriculados nas escolas, o que representa 22,5% da população. No Ensino Fundamental são mais de 26 milhões matriculados, segundo o Censo. A Educação Infantil conta com 4.897.913 matriculados, isto é, 11,53% do total de matrículas, sendo 1.346.971 em creches e 3.550.942 na pré-escola. Conforme o Censo, já no Ensino Médio há 7.242.808 matriculados (17,05%). No EJA são 3.642.513 matrículas.

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira as informações do Censo são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educa ção, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, conforme o governo, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

 

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