PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 23 cursos de pós-graduação bem avaliados

PUBLICIDADE

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, divulgou, na terça-feira, o resultado da avaliação trienal dos cursos de pós-graduação no Brasil. Em Mato Grosso, há 15 programas que tiveram nota mínima (3), seis obtiveram nota 4 e apenas dois conseguiram nota 5. Dos 23 programas de pós-gradução, 21 são oferecidos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e  dois pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A Capes não divulgou o número total de cursos de pós-graduação disponíveis em todas as universidades e faculdades do Estado.

De acordo com informações do G1, as instituições de ensino com programas considerados “fracos” ou com “desempenho abaixo do padrão” (notas 1 e 2 em uma escala de 1 a 7) terão 30 dias a partir de ontem para apresentar pedidos de reconsideração dos resultados. Os nomes destas instituições e dos programas não foram divulgados, pois elas podem recorrer das notas obtidas. Foram avaliados 2.718 programas acadêmicos, que correspondem aos 4.099 cursos. Deles, 2.436 são mestrados, 1.420 são doutorados e 243, mestrados profissionais. Dos 4.099, 780 cursos, o equivalente a 19% do total, tiveram a nota mínima, 3.

Crescimento – A avaliação trienal aponta que a pós-graduação brasileira continua com uma forte taxa de crescimento. Na comparação feita dos dados de 2010 com 2007, houve crescimento de 20,8% no número de cursos avaliados. O Centro-Oeste foi um dos que mais cresceu com 29,8%, atrás de Norte com 35,3% e Nordeste, 31,3%. Sul cresceu 24,2% e Sudeste, 14,9%.

A avaliação dos programas pela Capes engloba o desempenho dos anos 2007, 2008 e 2009. As instituições de ensino superior são avaliadas com base nos seguintes quesitos: corpo docente; corpo discente, teses e dissertações; produção intelectual; inserção social e diferenciais de alta qualificação e desempenho de forte liderança nacional.

As avaliações geram notas de 1 a 7. Os cursos com notas 1 e 2 (desempenho fraco, ou abaixo do padrão) podem ser descredenciados pela Capes; a nota 3 equivale ao chamado “padrão mínimo”; 4 é para “bom desempenho”; 5 para cursos com “alto nível de desempenho” (maior nota para cursos só com mestrados); 6 e 7 são para desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa.

Entre as que obtiveram nota máxima (7) estão a Universidade da Bahia, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de São Paulo, entre outras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE