PUBLICIDADE

Mato Grosso debate etapa estadual da Conae 2010

PUBLICIDADE

Mato Grosso constrói até a próxima sexta-feira a educação que quer ver implantada nas salas de aulas do país, nos próximos dez anos. O debate é formulado na etapa estadual da Conferência Estadual de Educação (Conae). A discussão aberta nesta terça-feira reuniu secretários de Estado, Ságuas Moares (Educação) e Francisco Daltro (Ciência e Tecnologia), o governador em exercício, Silval Barbosa, representantes da educação pública e privada e membros da sociedade civil organizada.

Cerca de 600 delegados representando aproximadamente dez instituições públicas e civis participam dos debates para articular o Plano Nacional de Educação, em construção na Conae 2010, no mês de março, em Brasília. "A proposta é construirmos juntos as possibilidades e sonhos para a Educação", declarou a presidente estadual da Conae em Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida.

"A discussão estadual representa um marco histórico na educação brasileira. Ela é a primeira a ser realizada unindo todas as modalidades de ensino", declarou o secretário Ságuas Moraes. Conforme ele, esse é o melhor momento da educação brasileira. "Desde 2007 a sociedade vivencia oportunidades para discutir a educação em um regime de colaboração, em que participam os três entes federados", disse.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro a importância do momento está na participação de todos na construção da educação de qualidade. Daltro destacou o compromisso do governo em interagir com essa construção no sentido de torná-la permanente. "O pensamento dessa conferência deve ser para a construção do futuro da educação, pública, e de qualidade".

Durante as apresentações de abertura, o presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, Alexandre Cesar (PT-MT) , ressaltou o esforço coletivo entre os segmentos sociais para a realização da etapa estadual da Conae. "Foram 15 conferências municipais nas quais foram eleitos 600 delegados garantindo a ampla discussão", disse. Segundo Cesar, o esforço coletivo apresentará ao país o que Mato Grosso quer construir para a educação. "O Estado é reconhecido por posições de vanguarda na educação e isso se refletirá na discussão de 2010, em Brasília".

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogadas até semana que vem inscrições no vestibular de tecnologia em Teatro em MT

As inscrições no vestibular do curso superior de Tecnologia...

Sinop: livro ‘Memórias Vivas de Uma Cidadania Ativa’ será lançado hoje

O livro "Memórias Vivas de uma Cidadania Ativa: Histórias...

IFMT aumenta vagas remanescentes em cursos de bacharelado em Lucas, Sorriso e mais cidades

Estão abertas as inscrições para as 258 vagas remanescentes...

Seduc amplia prazo da rematrícula de estudantes da rede estadual em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação (Seduc) estendeu novamente o...
PUBLICIDADE