Com 64% de dados cadastrados, Mato Grosso está ocupando o segundo lugar nacional na agilização e fornecimento de informações online para o Censo Escolar 2007, ferramenta que reúne dados da Educação Básica Nacional.
Essas informações servem de base para a elaboração de políticas públicas e distribuição de recursos financeiros para merenda e transporte escolar; livros e uniformes; implantação de bibliotecas; instalação de energia elétrica; dinheiro direto na Escola e FUNDEB, entre outros. Também utilizam dados do Censo Escolar diversos ministérios, organismos internacionais como a Unesco e o Unicef, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e do mundo.
No censo 2007, além de dados gerais sobre a escola estão sendo pedidos dados específicos sobre cada aluno; do professor que esteja em sala e de cada turma. Essas informações permitirão traçar o mapa real da Educação brasileira.
“É uma vitória bastante significativa para um Estado com a dimensão de Mato Grosso, atingir o 2º lugar em nível nacional. É o resultado do empenho de toda equipe”, afirmou a coordenadora do Censo Escolar da Seduc, Josinete Aparecida Ferraz. Ainda há a expectativa de Mato Grosso conseguir o primeiro lugar na coleta de dados, já que o prazo final de cadastramento termina em 31 de agosto.
A equipe do Educacenso está começando a etapa do Censo Escolar Indígena e das áreas de difícil acesso, como Baixo Araguaia, Parque Nacional do Xingu e a Região Norte de Aripuanã. Devido à inexistência de internet, nestas localidades serão preenchidos formulários.