Mato Grosso conseguiu atingir as metas de aprendizado estipuladas para o ensino fundamental na rede pública de ensino, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado hoje. O resultado leva em consideração apenas a rede pública de ensino, incluindo escolas federais, estaduais e municipais.
Nos anos iniciais (até 4ª série/5º ano) o Estado teve 5.5 de nota, ante uma meta de 4.9 prevista para 2015. Nos anos finais do ensino fundamental (até 8ª série/9º ano) a nota foi de 4.5, ante uma projeção de 4.2. Os resultados da rede pública de Mato Grosso no ensino médio não foram divulgados. No entanto, considerando apenas a rede estadual de ensino, o Estado obteve 3.0 de índice e passou longe de atingir a meta, que previa, no mínimo, 3.5 de nota. Apesar disso, melhorou o índice, que em 2013, no último levantamento, havia chegado a 2.7.
Das três metas estipuladas para a rede privada no Estado, apenas uma foi cumprida. Nos anos iniciais, o ensino particular conseguiu 7.1 de nota, frente a uma meta de 6.6. No entanto, nos anos finais do ensino fundamental, as escolas e colégios privados obtiveram 6.2 de índice, não alcançando o objetivo mínimo de 6.3. No ensino médio, a previsão também não foi atingida. Isso porque a rede particular obteve 7.1, ante uma meta de 6.6.
Mato Grosso está entre os cinco Estados (também Pernambuco, Amazonas, Ceará e Goiás) que conseguiram cumprir as metas para os anos finais do ensino fundamental na rede pública. Nos anos iniciais, apenas três não cumpriram: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Em contrapartida, as metas para o ensino médio foram cumpridas apenas por Amazonas, Pernambuco, Goiás e Piauí.