O Programa Universidade para Todos (Prouni), criado pelo Governo Federal com objetivo de oferecer bolsas de estudo em regime parcial e integral em instituições de ensino superior particulares, registrou recorde de inscrições neste ano. São mais de um milhão (1.048.631) candidatos concorrendo a uma das 123.170 bolsas de estudos distribuídas entre as 1,5 mil universidades no país. Segundo o governo, o número é o maior já registrado na história do programa.
Em Mato Grosso, conforme o Ministério da Educação (MEC), mais de 27 mil pessoas pleiteiam vagas em diferentes cursos distribuídos entre as 51 instituições de ensino privadas que participam do programa. O ingresso de alunos ocorre baseado nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo o MEC, somente nessa unidade da federação estão sendo ofertadas nesse primeiro semestre 3.410 vagas.
Desse universo, o maior número é de bolas parciais. Ao todo, são 1.817. Já para as integrais estão sendo oferecidas em Mato Grosso 1.593 bolsas. O resultado da primeira chamada deverá ser divulgado na sexta-feira, no site do Prouni. Já a comprovação das informações prestadas deverá ser feita até 4 de fevereiro. O cronograma do governo federal prevê que caso existam vagas, uma nova chamada será realizada em 11 de fevereiro. O prazo para comprovação dos documentos será até o dia 17.
Crescimento
O total de bolsas de estudos ofertadas nesse primeiro semestre de 2011 pelo programa federal em Mato Grosso registrou um leve crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2010 foram oferecidas 3.308 bolsas de estudo no Estado, sendo pouco mais de 2,1 mil integrais e outras 1,1 mil parciais.
No segundo semestre de 2010 as bolsas ofertadas foram divididas entre 993 integrais e 462 parciais, totalizando 1.455.