PUBLICIDADE

Mais de mil alunos participam de caminhada na semana do estudante em Sinop

PUBLICIDADE

A Semana Nacional do Estudante, marcada de 04 à 11 deste mês, foi comemorada na região do grande São Cristóvão, em Sinop, pelos alunos e professores das escolas municipais São Cristóvão, Menino Jesus e escola Estadual São Vicente de Paula. Mais de mil alunos estiveram reunidos na tarde de sexta-feira para encerrar as atividades desenvolvidas durante a semana, com uma caminhada que partiu da igreja rumo à algumas ruas principais do bairro.

Segundo a diretora de uma das escolas participantes, Izilda Rabelo, o objetivo principal de encerrar a semana com uma caminhada estudantil foi resgatar e relembrar dentro da história o que já foi feito pela classe de todo o Brasil. “Nossa intenção foi mostrar à eles a força que um estudante pode ter. Mostrar, inclusive, a importância de um estudante em movimentos como a ‘Diretas Já’, processo de impeachment, e até mesmo a força que a UNE já teve um dia”, reforçou Izilda.

Antes da participação na caminhada, alunos de séries iniciais até o Ensino Médio receberam palestras e apresentações, como teatro de fantoches, trabalhados pelo Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos de Sinop (STU) e que foram voltados para crianças até a terceira série do Ensino Fundamental.

Conforme a pedagoga Cleciane Back, o fantoche é uma forma lúdica que o departamento dispõe para trabalhar conceitos de educação para o trânsito com as crianças. Desta forma foram trabalhados a ida e a volta da criança de casa para a escola e o seu dia-a-dia como pedestre, ciclista e passageiro dentro de um veículo.

“Os resultados obtidos e a interação que as crianças têm com os fantoches foram extremamente positivo. Não conseguiríamos isso fazendo 40 min de palestra para crianças até a terceira série, já na quarta o teatro não funciona mais, deixa de prender a atenção”, confessou.

Back esclareceu, ainda, que o teatro, os fantoches em si, foram trabalhados por uma professora de teatro do Departamento de Cultura, mas que os textos são todos do Departamento de Educação para o Trânsito. “Nossos personagens principais chamam ‘o Certinho e a Erradinha’ e, além de brincar e conversar com os bonecos durante a apresentação, as crianças são bastante enfáticas ao dizer, no término, que não querem ser iguais ao ‘Erradinho’”.

O departamento trabalhou com alunos das três escolas nos dias 07, 08 e 09, durante os três períodos. Além das crianças, os adultos (adolescentes) receberam orientações sobre relacionamento no trânsito, questão defensiva, cuidados e prevenções, bem como questões comportamentais, causas de acidentes, leis e mudança no Código de Trânsito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE