Em Mato Grosso, 1.021 escolas federais, estaduais e municipais participaram da primeira fase da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), ontem. Cuiabá garantiu o maior número de inscritos, com 44.540 alunos, correspondendo a 51,53% de escolas.
O Estado registra recorde nessa edição e supera o número de participantes de anos anteriores. Mais de 354 mil estudantes do ensino fundamental participam da olimpíada, coordenada pela Secretaria de Estado de Educação e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Ministério da Educação.
As escolas têm até 27 de agosto para enviar o número de alunos classificados e o cartão-resposta da 1ª fase. Em 5 de outubro será divulgado o local onde serão realizadas as provas da 2ª fase da olimpíada, previstas para ocorrerem em 20 de outubro. As premiações serão feitas até 10 de dezembro.
Com o objetivo de estimular a aprendizagem da matemática e garantir uma qualificação dos professores da área, a Olimpíada de Matemática começou a ser realizada em 2004 com participação de 3.300 estudantes em Mato Grosso. Em 2005 foram 14.400 inscritos; em 2006, o número superou os 34.500 participantes e este ano foram inscritos 354.225 alunos.
As provas discursivas na segunda fase da OBMEP terão duração de três horas e serão aplicadas por fiscais/aplicadores selecionados pela Direção Acadêmica para esse fim. A premiação dos melhores colocados na olimpíada inclui medalhas, menção honrosa e bolsas de iniciação científica, nos casos dos alunos. Para os professores será oferecido curso de aperfeiçoamento. As escolas poderão ganhar um notebook e livros de matemática.