Exatos 109.014 mato-grossenses se inscreveram para o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem – em busca de vagas nas universidades. Os números são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Em todo o país, o número de inscrições atingiu 4,5 milhões. Os Estados que tiveram mais inscrições foram São Paulo (1.003.474); Minas Gerais (497.833); Bahia (444.401) e Rio de Janeiro (311.641).
Durante o período de inscrições, que começou em junho, o portal teve quase 7 milhões de acesso. Os inscritos podem, até amanhã, emitir o boleto e fazer o pagamento da taxa de inscrição (R$ 35). Os matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas estão isentos da taxa, conforme o edital.
As provas do exame, que servirá como forma de ingresso em cerca de 40 universidade federais (incluindo a UFMT em Mato Grosso) que aderiram a proposta de unificação dos vestibulares do Ministério da Educação, serão aplicadas dias 3 e 4 de outubro. O exame ainda é obrigatório para aqueles concorrerão a bolsas ( parciais ou integrais) do Programa Universidade para Todos (ProUni), que financia a mensalidade de alunos em cursos privados de ensino superior.