Lucas do Rio Verde obteve os melhores índices na rede municipal de educação se comparado com as principais cidades do Nortão – Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Alta Floresta. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ano base 2013, do 4º ao 5º anos, o município tinha uma meta de 5,5, mas obteve 6,5. A diferença de 1 ponto, entre a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) e o índice obtido, é a maior entre as cinco cidades analisadas.
O município também tem as melhores escolas nesta faixa de ensino. A escola Érico Veríssimo obteve a melhor média de todas as escolas da região, com 6,9. Esta média supera, inclusive, o índice brasileiro municipal que é de 4,9, estadual, 5,4, e particular, de 6,7.
Já do 8º ao 9º anos, Lucas conseguiu um índice de 5,2, ante uma meta de 4,9. Neste ciclo, a melhor média da região também é da escola do município Eça de Queiroz, que obteve média de 5,6.
Todos os cinco municípios atingiram ou superaram as metas propostas pelo MEC. Em Sinop, do 4º ao 5º ano, o Ideb registrado foi de 5,4 pontos e nos anos finais, 4,9 pontos. Sorriso obteve 5,3 no primeiro ciclo de ensino e 4,6 no segundo. Nova Mutum teve 5,7 de média do 4º ao 5º anos e não pontuou nas séries finais. Nos primeiros anos de ensino, Alta Floresta ficou com 5,1 de média e 4,1, nos anos finais.
O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 2007 e leva em consideração o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.