A partir desta semana, a coordenadora de Programas e Projetos Pedagógicos da Secretaria de Educação, Ivanilde Rigo e a soldado do 13º Batalhão de Polícia Militar Heloísa Pérola visitarão as escolas municipais de Lucas do Rio Verde. O objetivo da visita é apresentar aos gestores escolares o Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência (Proerd), que será desenvolvido a partir de março com os alunos do 5º ano (antiga 4º série).
De acordo com a coordenadora, o programa é uma parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar e visa atuar junto a comunidade escolar na prevenção contra o crime. Ivanilde revela que neste primeiro momento, o curso será voltado somente para os alunos do 5º ano, com expectativa de atender aproximadamente 900 alunos. Porém, o objetivo do Proerd é trabalhar com todas as faixas etárias.
Segundo a instrutora, o grande diferencial do programa é abordar temas como a violência nas escolas, as drogas e a questão da pedofilia e do bullyng com uma linguagem voltada para o entendimento da aluno. "O nosso objetivo é ensinar a criança a se defender da violência, não só dentro da escola, mas em todos os locais".
Heloísa explica que o programa é dividido em dez aulas, sendo uma por semana. Ao final do curso, a Polícia Militar realiza a cerimônia de formatura e os alunos recebem o diploma e uma camiseta com o nome Proerd. "A ideia é motivar os alunos através de conceitos como cidadania e respeito e ao próximo".
A instrutora destaca ainda que além de ensinar os alunos a se defenderem das drogas, o programa ensina os pais e professores a identificarem quando o aluno esta com algum tipo de problema.
O Proerd foi criado em 1983 nos Estados Unidos, atualmente o trabalho é realizado em 58 países. No Brasil, o programa é desenvolvido desde 1992. Porém, somente a partir de 2002 é que o trabalho foi implantado em todos os estados.