A presidente do Conselho Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Lovatel, apresentou o balanço parcial das ações da gestão 2009/11. A criação do Sistema Municipal de Educação no final de 2008 representou um "grande avanço e ampliou a função do conselho que, até então, atuava somente como órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador" e garantiu ao conselho a autonomia necessária para estabelecer normas próprias de acordo com as construções sociais e culturais do município, mais agilidade nos processos relacionados ao funcionamento das instituições educacionais, aproximou a realidade funcional da educacional. Outra vantagem que ela destacou é facilidade em estabelecer parcerias com diferentes instituições, ampliando e qualificando a ação educativa e a rede de atendimento.
A presidente lembrou ainda o credenciamento de diversas escolas públicas e particulares do município e o processo de renovação e funcionamento da educação infantil também nas redes municipal e privada. Para que uma escola funcione em qualquer etapa da educação depende de uma série de critérios que os pais desconhecem, mas deveriam estar atentos pois garantem a qualidade do serviço prestado.
Elaine explicou que a função do conselho é justamente esta, atuar entre o poder público e a sociedade, estabelecendo normas, fiscalizando e promovendo o diálogo e as discussões necessárias que visam garantir a toda a população o acesso a educação de qualidade.
Os novos membros do Conselho Municipal de Educação devem ser eleitos dentro de aproximadamente 40 dias.