Dezenas de alunos da rede municipal ainda não iniciaram o ano letivo em Lucas do Rio Verde porque faltam profissionais nas escolas municipais. A maior carência é de professores – cerca de 20. A secretaria está convocando também merendeiras, zeladoras e auxiliares, aprovados no processo seletivo, realizado ano passado, para começarem a trabalhar. Para estas funções já foram contratados 40 e a maior parte do problema foi resolvido.
A dificuldade, segundo a secretária Solimara Ligia Moura é que os aprovados não estão se apresentando para assumirem as vagas. “Nós estamos com escolas ainda sem iniciar o ano letivo, principalmente no que se refere à educação infantil. Nossa prioridade foi colocar professores para o ensino fundamental e, com isso, as escolas, principalmente no interior, ainda não iniciaram a educação infantil. Os editais de convocação foram lançados e estão para vencer. Nós estamos entrando em contato com esses professores e solicitando para que, se não têm interesse em assumir, que encaminhem um requerimento de desistência, para que possamos adiantar o processo”, expôs.
A secretária disse ainda que “não está faltando professor porque o poder público não quer contratar, mas sim pela falta dos profissionais estarem assumindo as vagas do concurso”. Ela disse que há escolas com 4 editais de convocação e nenhum professor assumiu as vagas. Solimara pediu paciência às famílias dos alunos e garante que nenhum aluno será prejudicado. “Nós possuímos um termo de ajustamento de conduta assinado com o Ministério Público e precisamos cumpri-lo. Posso assegurar que nenhum aluno será prejudicado até porque todas as aulas serão repostas”, concluiu.
Ela não previu quando o problema pode ser solucionado.
Leia também
Lucas R. Verde: escola que atenderá 1,2 mil será inaugurada hoje