Lucas do Rio Verde recebeu o “Selo Município Livre do Analfabetismo” apontando o índice de 96% de alfabetização de seus cidadãos. O selo foi instituído por decreto em 2007 e prevê a universalização da alfabetização de jovens e adultos. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade atingiu o percentual e devido a isso recebeu o certificado.
A secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, declarou que o município sempre teve a preocupação de alfabetizar todos os alunos. “Lucas do Rio Verde sempre buscou projetos e ações para realizar a alfabetização na idade certa e realizou parceira com Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja) para incentivar que as pessoas estudem”, disse, por meio da assessoria.
A secretária ainda relatou que, entre os anos de 2005 e 2012, o município intensificou o trabalho de alfabetização através do Programa Brasil Alfabetizado. O programa ainda está vigente em Lucas do Rio Verde e atende nove adultos. “Receber este selo foi uma forma de reconhecimento pelo trabalho que temos realizado no município e é bom ver que nossas ações estão dando certo e obtendo bons resultados”.