Cerca de 120 coordenadores escolares de 9 municípios que desenvolvem o programa A União Faz a Vida, na área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT, reuniram-se em Lucas do Rio Verde, para mais uma etapa de formação com o objetivo de fortalecer, entre os profissionais envolvidos, a metodologia do programa, a formação continuada faz a diferença na aprendizagem dos cerca de 40 mil alunos atendidos atualmente pela cooperativa.
“A maior importância destas formações é para as crianças. Se a gente pensa que a educação é algo que tem que transformar a possibilidade de as crianças estarem se formando cidadãos de verdade, e com os ideais que o Sicredi traz, de formação cooperativa, de aprenderem a trabalhar coletivamente, então a formação dos professores que trabalham com essas crianças é primordial”, explica Flávio Boleiz, um dos formadores da Fundação Sicredi que conduziu a capacitação dos coordenadores em Lucas do Rio Verde. Ele destaca que muitos professores não recebem na universidade e no dia a dia um aporte significativo para o trabalho prático, por isso estas formações vêm ao encontro dessas necessidades deles, de como fazer aulas diferentes e como fazer com que as crianças se interessem pelo que estão estudando.
A assessoria pedagógica do programa, Jania Maria do Nascimento, ressalta que a metodologia do programa mostra os caminhos para que os professores possam trabalhar com projetos tendo os alunos como protagonistas na construção do conhecimento. “E a ideia da formação é justamente vivenciar com os educadores aquilo que eles vão poder vivenciar com os alunos. A gente chama isso de homologia de processos”, explica. Os coordenadores escolares serão os responsáveis por repassar os aprendizados da metodologia cooperativa aos cerca de 2.600 professores que integram o programa em Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Maringá, Nobres, São José do Rio Claro, Tapurah, Itanhangá, Santa Rita do Trivelato e Cuiabá.
Prestes a comemorar 10 anos da implantação, A União Faz a Vida em Nova Mutum, primeiro município a desenvolver o programa no Estado, a Sicredi Ouro Verde visualiza um futuro promissor a partir dos valores desenvolvidos pela metodologia. “Se estamos planejando os próximos 25 anos, a gente deve começar pela base. Se a nossa geração tivesse tido a oportunidade de participar de um programa tão consistente como o programa A União Faz a Vida, com certeza a forma de pensar, de agir, seria uma forma de pensar mais cooperativa, mais voltada para o desenvolvimento das pessoas necessitadas e com muito mais responsabilidade social”, avalia o presidente da cooperativa, Eledir Pedro Techio.
A informação é da assessoria.