O projeto Brasil Alfabetizado/LetrAção já cadastrou nesta terceira etapa 14.439 mil pessoas, das 15 mil vagas oferecidas em todo Mato Grosso para quem não sabe ler e escrever. A ação é desenvolvida pelo Governo Federal, em parceria com o Estado e Municípios, e tem o objetivo de erradicar o analfabetismo no país.
Para essa etapa, cada cidade terá um limite para cadastrar. O município que não efetivou o cadastro em 2005 terá às vagas de acordo com o encaminhamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Também serão abertas vagas para quem não implantou programa em 2004/2005.
”Convocamos os prefeitos e a comunidade para que chamem essas pessoas que não tiveram oportunidade de freqüentar uma escola. Porque eles é que sabem identificar esses cidadãos. É importante o empenho de todos nessa luta, que não é só dos governos. Se for preciso, vamos de casa em casa chamando e estimulando todos a fazer o cadastramento”, destacou a secretária de Educação, Ana Carla Muniz.
A meta é alfabetizar pelo menos 60 mil pessoas com idade superior a 15 anos até o final de 2006. Desde quando foi implantando o LetrAção, o governo já proporcionou a volta à sala de aula de aproximadamente 42,8 mil pessoas em Mato Grosso. O período de execução do projeto será de seis meses com início em março, sendo duas horas de aula por dia.
“Falta pouco para alcançarmos a meta que é de 15 mil pessoas cadastradas nessa terceira etapa, que começou em 2005 e agora estamos dando continuidade ao processo. Isso é resultado de muito trabalho e empenho de todos nós”, disse o coordenador do LetrAção, Luiz Carlos Trovo.
Para se cadastrar o interessado deve procurar a Seduc, as assessorias pedagógicas de todo o Estado, escolas estaduais ou as secretarias de Educação do município onde mora. As inscrições também podem ser realizadas pelo Disque-Alfabetização, que funciona pelo número 0800-647-6325 ou junto à Superintendência de Ensino e Currículo da Seduc no 3613-6325.
BRASIL ALFABETIZADO – De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas não alfabetizadas no Brasil caiu de 13,8% para 11,6%. A pesquisa foi realizada utilizando como parâmetro os últimos seis anos de1998 até 2003.
Em Mato Grosso o número também reduziu. Havia no Estado 224 mil analfabetos, de um total de 2,01 milhões de habitantes, ou seja, 11% dos jovens e adultos, com idade superior a 15 anos, não sabiam ler e nem escrever, segundo dados do Censo do IBGE/2000. Em 2005, o índice caiu para 9,9%. Em sua primeira e segunda etapa 24,8 mil pessoas, de 78 municípios, foram alfabetizadas. Na etapa intermediária, que se iniciou em agosto de 2005, mais 16 mil pessoas estão participando.