Diretores, professores, pais e alunos das 17 Escolas Municipais de Sinop estiveram reunidos na noite de ontem, quinta-feira, 05, para receber equipamentos e kits pedagógicos específicos para alunos com deficiência auditiva e visual.
Além dos kits, também foram entregues 222 óculos para os alunos, da Rede Municipal, que apresentaram dificuldades no aprendizado em sala de aula. Os alunos beneficiados foram, antes, submetidos a uma avaliação pedagógica e oftalmológica.
Conforme Suzi Mara Chaves, mãe de uma aluna de sete anos que recebeu um dos óculos doados pela Administração, a conquista será de grande valia para sua filha. Ela revelou que, no momento, não teria condições de estar comprando um óculos para a filha, mas que suas preocupações eram grandes, pois a criança estava apresentando grandes dificuldades no aprendizado escolar. “Cheguei a pedir várias vezes para os professores mudarem ela de lugar. Agora estou confiante de que a deficiência de minha filha está superada”.
O setor da educação foi beneficiado como um todo. As doações envolveram, ainda, oito aparelhos de DVD’s e seis computadores para as salas de recursos, bem como, livros de literatura, materiais pedagógicos e uniformes para as merendeiras (400 camisetas, 200 gorros e 200 aventais). “Educação é feita por uma soma de fatores”, justificou a secretária de Educação Rosa Oliva de Almeida.
Segundo a secretária, o evento de ontem, batizado como “Consolidando Ações Educativas”, é resultado do sonho de um prefeito que tanto investiu em educação, pois não foi uma simples entrega de material de consumo, mais sim um suporte e a preocupação na qualidade do ensino/aprendizagem de muitos alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
Oliva ressaltou, ainda, o reconhecimento da Educação Municipal que Sinop vem obtendo a nível Nacional. Ela lembrou que pesquisas do Ministério da Educação (MEC) colocaram Sinop num índice entre 90 à 100% de avanço na educação. “Sinop se orgulha do nível dos professores que tem, e esse prêmio, em nível de Brasil, concretiza os compromissos assumidos pela Administração”.
Para o secretário de Governo, Helder Umburanas, o momento tornou nítido que a objetivação do projeto é integrar esses alunos com necessidades para que possam estar galgando dias melhores. “Esse é um tipo de projeto que encontramos em poucos municípios do Brasil e um desses poucos é Sinop. Eu tenho certeza que o prefeito Nilson Leitão está muito satisfeito com os resultados obtidos, pois garanto que ele sempre teve muito carinho pela educação”, finalizou o secretário, que no ato representava o prefeito.