A partir de segunda-feira (2 de maio) a emissão de certidões de antecedentes criminais e cíveis, quando para a defesa de direito ou esclarecimento de situação pessoal, poderá ser feita de forma online pelo próprio requerente em todo o Estado. O serviço consta da meta do Planejamento Estratégico da atual gestão da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso. O ícone de acesso aos usuários estará disponível no Portal do Judiciário Estadual, no endereço www.tjmt.jus.br.
O serviço da certidão online será disponibilizado na segunda-feira, às 11 horas, e será lançado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, e pelo diretor do Fórum Desembargador José Vidal (Comarca de Cuiabá), Adilson Polegato de Freitas.
A emissão online da certidão é gratuita e resultará na economia de tempo para quem requer o documento. Por exemplo, na Central de Distribuição de Cuiabá (antigo Cartório Distribuidor), localizada no Fórum da Capital, são emitidos fisicamente (papel) cerca de 200 documentos por dia e a estimativa é de que a utilização do sistema na internet reduza, inicialmente, em 50% a demanda física.
Outro benefício é que cada usuário terá economia no momento da impressão, pois o sistema utilizará como fonte da letra da certidão a ‘ecofont vera sans", que reduzirá em 25% a 30% o gasto do cartucho com tonner/jato de tinta para imprimir o documento.
"Estamos na era da globalização e da informatização, por isso o objetivo da emissão online é ampliar a qualidade dos serviços judiciais e aperfeiçoar o atendimento à sociedade", afirmou o desembargador Márcio Vidal, ao destacar que a Justiça é um vetor de desenvolvimento e que "não há alternativas a serem adotadas que não sejam a eficiência e a eficácia". A Corregedoria é o órgão competente para regular os serviços dos cartorários extrajudiciais.
Dois computadores e uma impressora serão colocados à disposição por uma semana no Fórum da Capital para divulgar o sistema, de fácil acesso e manuseio, aos usuários.