PUBLICIDADE

Juiz manda prefeitura fornecer informações para o Sintep sobre nomeações

PUBLICIDADE

O juiz Rodrigo Roberto Curvo acatou ação civil pública, com efeito de liminar, impetrada pela subsede de Várzea Grande do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) contra o município e o secretário de Educação, Isac Nassarden. A entidade requereu a apresentação de documentos em que constem as nomeações de todos os secretários de escola a partir de 2003. Também exigiu a prova documental de que as nomeações contaram com a participação do Conselho Consultivo e Deliberativo das escolas.

De acordo com a presidente da subsede, Maria Aparecida Cortez, a liminar também pede a exoneração dos secretários nomeados de forma irregular. “Queremos transparência na administração e a participação da comunidade escolar porque as pessoas que compõem esse quadro devem ter a confiança da sociedade”, argumentou. A sindicalista ressaltou que a postura atual entra em conflito com a gestão democrática. “Infelizmente, mais uma vez, a Lei está sendo desrespeitada”, lamentou.

Em sua decisão, expedida ontem, o juiz afirmou que o pedido feito pelo Sintep-VG está amparado pelo inciso XXXIII do artigo 5.º da Constituição Federal, que determina: “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral”. Relatou ainda que o pedido inicial preenche todos os requisitos, já que pretende apurar a regularidade das nomeações dos secretários escolares, requerendo, ao final, a exoneração daqueles que foram nomeados irregularmente.

Rodrigo Curvo ordenou ao município e ao secretário de Educação que forneçam, no prazo de cinco dias, “cópias dos atos de nomeações de todos os secretários escolares realizados a partir do ano de 2003, bem como prova documental de que tais nomeações contaram com a participação do Conselho Consultivo e Deliberativo das respectivas escolas, como determina o inciso IX do artigo 23 da Lei Municipal n.º 2.380/01”. Caso a ordem não seja cumprida, será aplicada multa de R$ 1.000,00 por dia de atraso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Encerrado período de matrículas de estudantes do Ensino Médio; prorrogado 2 vezes

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso encerra,...

Prorrogadas até semana que vem inscrições no vestibular de tecnologia em Teatro em MT

As inscrições no vestibular do curso superior de Tecnologia...

Sinop: livro ‘Memórias Vivas de Uma Cidadania Ativa’ será lançado hoje

O livro "Memórias Vivas de uma Cidadania Ativa: Histórias...
PUBLICIDADE